fbpx

Destaque inicial

Disputa inédita de Arrancada BRACKET RACING com premiação de R$3mil será lançada no Motor Show Londrina

Publicado em por Rafael Casagrande

Na programação do sábado (3/Novembro) do Motor Show Londrina, os amantes da velocidade e das disputas de Arrancada poderão vivenciar uma experiência inédita.  Estamos aqui falando do BRACKET RACING MOTOR SHOW, formato de prova de arrancada muito famosa nos Estados Unidos, país considerado como “o berço” deste esporte.  Para quem não é familiarizado com o assunto, o bracket racing é uma disputa onde dois carros largam lado a lado na pista, em percurso de 201 ou 402 metros.  Nesta disputa não vence aquele que faz em menor tempo ou sendo o mais rápido, mas sim vence aquele que é o melhor na regularidade de todas as suas largadas e disputas.  “Sempre buscamos alternativas que possam trazer melhor envolvimento de todos os tipos de carros nas edições do Motor Show.  E na pista é muito complicado hoje você colocar um carro original disputando uma prova com um carro de mil cavalos de potência por exemplo.  E o bracket racing nivela esta disputa, pois o seu conceito é o tempo de referência de cada carro, e não o tempo mais rápido deles”, comenta Rafael Casagrande, presidente da Associação Veículos Históricos e consultor em marketing e gestão do esporte.  Na prova Bracket Racing Motor Show, existirão 4 grupos por tempo, sendo eles 8, 9, 10 e 11 segundos.  Os pilotos primeiramente irão participar dos treinos e largadas classificatórias, onde serão estabelecidos os 4 melhores tempos de cada grupo, sendo estes os mais próximos do tempo cravado.  “Quanto mais o piloto conseguir chegar do tempo cravado de determinado grupo, mais chance ele tem de passar para a fase eliminatória composta inicialmente pelos 16 melhores tempos, sendo 4 de cada grupo.  Exemplificando, vamos supor que 6 (seis) pilotos registraram tempo na casa dos 8 segundos, sendo que o melhor tempo (pista + reação) do piloto A foi de 8,232s; do piloto B foi de 8,155s; do piloto C foi de 8,499s, do piloto D foi de 8,756s; do piloto E foi de 8,012s; e do piloto F foi de 8,215s.  Seguindo o critério do regulamento, os pilotos E, B, F, A nesta respectiva ordem estarão automaticamente classificados entre os 4 (quatro) melhores tempos com referência ao grupo de 8 segundos.  Este mesmo critério será utilizado para determinação dos 4 (quatro) melhores de cada um dos grupos restantes”, explica ainda Casagrande.  A partir da fase eliminatória envolvendo os 16 pilotos pré-classificados, o confronto entre eles será por sorteio, onde na disputa em uma determinada largada poderá cair um piloto com tempo no grupo de 8 segundos contra um piloto com tempo no grupo de 11 segundos.

E agora você pode estar se perguntando “- Mas isso é injusto! Um carro de 8 segundos é muito mais rápido que um de 11 segundos!”.  Mas é aí que entra o segredo da disputa do Bracket Racing Motor Show.  O sistema de cronometragem, no momento que dois carros estão posicionados para largada, ele próprio já sabe a diferença de tempo existente entre eles, sendo este determinado pela diferença do tempo de referência de cada um dos pilotos.  Exemplificando aqui este caso,  supondo que os pilotos A (tempo referência 8,232s) e J (tempo referência 10,105s) após o sorteio da ordem de largada caiam em confronto direto para disputa na pista, o sistema de cronometragem automaticamente irá calcular a diferença de tempo existente entre eles (10,105-8,232=1,873s).  Uma vez calculado esta diferença de tempo entre eles, o acionamento da largada do piloto J irá ascender a luz verde com o tempo de 1,873s antes do acionamento da luz verde para o piloto A.

Mas e agora você pode ainda continuar se perguntando: “OK, entendi, mas mesmo assim é injusto, pois pode ser que o piloto mais rápido possa fazer uma largada melhor e levar a disputa contra o outro carro mesmo assim!”.  E agora é aí que entra o nivelamento da disputa pelo formato BRACKET RACING MOTOR SHOW.  Será aclamado como vencedor de cada eliminatória aquele piloto que conquistar o tempo mais próximo do seu tempo de referência registrado na fase de classificação, estando neste caso em disputa direta e em comparação ao tempo do seu oponente, de acordo ainda com cada um dos respectivos grupos que fazem parte.  Ou seja, aquele que possuir menor diferença de tempo é que determinará o vencedor da disputa, e não o mais rápido na pista.  E será aclamado como campeão do BRACKET RACING MOTOR SHOW o piloto que sair como vencedor em todas as largadas/disputas eliminatórias que venha participar.

E as novidades não param por aí.  A direção da Associação Veículos Históricos, em parceira com os seus patrocinadores Injepro, Militec1 e Monster Energy, estará premiando o vencedor da disputa com premiação de R$3mil em dinheiro, além de troféu e kits de produtos.  “Esta primeira edição do Bracket Racing Motor Show já era pra ter acontecido em Curitiba em 2015, porém o sistema de cronometragem não possuía o dispositivo de cálculo dos tempos em sincronia com o dispositivo de largada.  Além disso, agora contamos com a possibilidade de filiação provisória dos pilotos participantes junto à Confederação Brasileira de Automobilismo (CBA), depois dos entendimentos junto às federações de automobilismo dos estados do Paraná e Santa Catarina.  Mas agora está tudo OK, e vamos utilizar o Bracket Racing nas próximas edições do Motor Show que serão realizadas em Londrina (3/Novembro) e no Speedway Music Park em Balneário Camboriú/SC (22 a 24/Março/2019) .  “Agora queremos ver todos os tipos de carros largando juntos, lado a lado, não importando a potência e seus equipamentos.  Não importa se é um Opala placa preta original que vai largar contra um muscle car de 500 cavalos de potência.  Ou se é um Gol contra um Ford 32.  Aqui o que vale é ser o melhor e não o mais rápido.  E isso tudo com total segurança, sem comprometer a disputa e a emoção para o público.  Agora temos mais uma forma dos carros de rua poderem vir acelerar com segurança, contribuindo ainda mais para a diminuição da prática criminosa dos rachas pelas ruas das nossas cidades.  Lugar de acelerar com segurança, responsabilidade e respeito ao próximo” é na pista do autódromo”, finaliza Rafael Casagrande.

As inscrições para os interessados em participar no BRACKET RACING MOTOR SHOW na edição de Londrina estarão disponibilizadas a partir de 10/Outubro pelo site www.omotorshow.com.br.  O preço para participar será de R$50,00 – cinquenta reais para os pilotos que já possuem filiação 2018 junto à CBA, e de R$80,00 – oitenta reais para aqueles que não possuem a filiação CBA 2018.  Todos os participantes automaticamente serão segurados através de apólice de seguro pessoal emitida através do convênio da Associação Veículos Históricos junto ao projeto Turista Seguro – Tokyo Marine Seguradora.   Em breve também estarão disponibilizadas as inscrições para os interessados em participar do BRACKET RACING MOTOR SHOW na edição Summer Fest / Camboriú-SC.

Para aqueles que querem ter acesso a mais informações, os regulamentos de prova estão disponibilizados pelos links:

Regulamento Desportivo Bracket Racing Motor Show Londrina
http://www.omotorshow.com.br/wp-content/uploads/2018/10/DESPORTIVO-BRACKET-RACING-MOTOR-SHOW.pdf

Cronograma Prova Bracket Racing Motor Show Londrina
http://www.omotorshow.com.br/wp-content/uploads/2018/10/CRONOGRAMA-BRACKET-RACING-MOTOR-SHOW.pdf

Regulamento Particular de Prova Motor Show Londrina
http://www.omotorshow.com.br/wp-content/uploads/2018/10/REGULAMENTO-PARTICULAR-PROVA-BRACKET-RACING-MOTOR-SHOW.pdf

Regulamento Técnico Bracket Racing Motor Show Londrina
http://www.omotorshow.com.br/wp-content/uploads/2018/10/REGULAMENTO-TECNICO-BRACKET-RACING-MOTOR-SHOW.pdf

Categorias: Destaque inicial, Motor Show Londrina. Bookmark the permalink.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WordPress spam blocked by CleanTalk.